.8 razões para malhar!.

5 Nov

Olá meninas,

Verão 2011 está ai na porta! Essa época academias lotam, todos na busca de corpos mais sarados para essa época, ontem a exposição do corpo é grande!

Porém os benefícios de uma vida ativa vão muito além de focar bem no biquíni. Estudos mostram que a prática frequente de exercícios influencia ( para o bem ) do sono e sexo – vantagens que duram mais que um verão!

1. Traz bem-estar

Uma pesquisa do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal do Espírito Santo comprovou que fazer musculação ajuda a melhorar o humor. Foram avaliados 25 acadêmicos sendentários, que responderam a um questionário após treinar por 45 minutos. “No geral, eles reportaram melhora de humor”, diz Luciana Carletti, coordenadora do trabalho. Uma hipótese seria a liberação de endorfina, hormônio que gera sensação de bem-estar. Outro estudo, da University of Texas Southwestern Medical Center, constatou que fazer exercícios aeróbicos em alta intensidade por 30 minutos, três a cinco vezes por semana, reduz os sintomas da depressão – a melhora foi percebida em quase 50% dos participantes da pesquisa.

2. Melhora o sono

Muitos estudos revelam que quem se exercita dorme melhor. Em um deles, o pesquisador australiano John Trinder, da Universidade da Tasmânia, comparou o sono de corredores de longa distância, praticantes de musculação e sedentários. Os primeiros caíam no sono mais rápido e dormiam por mais tempo. Quem praticou musculação dormiu melhor que os sedentários, mas ficou atrás dos corredores. Porém, atenção: correr logo antes de dormir pode ter efeito contrário.

3. Fortalece os ossos

Um estilo de vida ativo, com prática constante de exercícios, faz bem para o esqueleto, dizem cientistas da Universidade de Erlagen, na Alemanha. O treino aumenta a densidade dos ossos e retarda a perda óssea, protegendo contra a osteoporose.

4. Aumenta a longevidade

Quem faz atividades físicas regularmente – mesmo em intensidade moderada – vive mais e melhor, segundo o American College of Sports Medicine, associação que reúne profissionais da medicina do esporte. O exercício limita o desenvolvimento de doenças crônicas típicas da terceira idade, como diabetes, e reduz o risco de morte prematura.

5. Apimenta o sexo

Praticar exercícios aeróbicos de alta intensidade tem efeito afrodisíaco. Vinte minutos na esteira ou na bicicleta ergométrica são suficientes para aumentar a libido das mulheres, aponta um trabalho conduzido pela psicóloga Cindy Meston, da Universidade do Texas. “O exercício prepara o corpo para a resposta sexual”, diz ela.

6. Aprimora a memória

Atividades aeróbicas ou de força dão um up-grade também em seu cérebro. “Fazer exercícios estimula a formação de novas células cerebrais, os neurônios, e, ao mesmo tempo, fortalece a ligação – ou sinapses – entre elas”, afirma Cleiton Augusto Lidardi, pesquisador do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). As áreas do cérebro estimuladas pelos exercícios estão associadas à memória, ao aprendizado e à concentração.

7. Ajuda a largar o cigarro

Estudo da Universidade de Exerter, da Inglaterra, mostrou que quem malha presta menos atenção à propaganda de cigarros – e, por isso, está mais propenso a largar o vício. Os pesquisadores mostraram imagens neutras e de anúncios de cigarro a um grupo de fumantes antes do treino e depois. Um aparelho que rastreia e mede o movimento ocular revelou que, após malhar, as pessoas demoram mais para identificar a propaganda de cigarro e se fixam por menos tempo nela.

8. Previne o câncer de mama

Há evidências de que a prática de exercícios reduz o risco de câncer de mama. Segundo estudo da organização americana Women’s Health Initiative, mulheres que se exercitavam tinham 14% menos risco de desenvolver a doença. Foram acompanhadas 74 mil mulheres com idade entre 50 e 75 anos durante cinco anos. O trabalho não determinou o tipo de exercício ou a frequência que faziam a diferença.

Bjinhos P

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: